Musculação emagrece? Entenda como.

É muito comum encontrarmos mulheres que apresentam verdadeira fobia à musculação. Isso se deve ao fato de associarem o ganho de músculo ao aumento de “tamanho” – fisicamente falando – ou simplesmente pelo medo da possibilidade de ganho de peso. Quando pensamos em musculação e mulheres, logo nos vem à mente aquelas extremamente musculosas com aparências masculinizadas.

Muitas pessoas ainda não sabem, ou mesmo as que sabem, não conseguem entender muito bem por que a musculação tornou-se um dos melhores exercícios para quem quer de fato emagrecer (me refiro a perda de gordura e não redução do número que aparece na balança).

É claro que fazer atividade aeróbica é ótimo para perda de gordura, mas quando associada à musculação a queima é ainda maior, pois com músculos desenvolvidos você queima mais calorias durante todo o dia e não apenas no momento da prática. Isso acontece devido um processo chamado de EPOC (excesso de consumo de oxigênio pós-exercício), que é a capacidade do organismo em continuar consumindo calorias mesmo depois do treino. Estudos mostram que a  musculação tem a capacidade de manter o motabolismo ativo até 24 horas após o treino e, dependendo da intensidade, até 36 horas de consumo de calorias. (que sonho!)

Um estudo realizado em praticantes de musculação do Laboratório de Exercício da Universidade Estadual de Montes Claros (formado por 85 pessoas, homens entre 16 e 25 anos iniciantes em exercício físico, com percentual de gordura acima de 20%) concluiu que o treinamento de força estimula o metabolismo de repouso, aumentando o gasto calórico. Assim, a composição corporal é alterada, diminuindo o percentual de gordura e aumentando a massa magra. Ou seja, o verdadeiro emagrecimento!

Então vamos tentar imaginar na prática para perdermos de vez esse medo. Um quilo de gordura representa um volume maior do que um quilo de massa muscular, além de consistências diferentes (a gordura é molenga).  A musculação ativa exatamente essa troca, você aumenta a musculatura, acelera mais o metabolismo e como consequência perde mais gordura.

Com a prática regular de musculação e exercícios aeróbicos pode-se perder gordura corporal e tonificar a musculatura tendo um corpo forte, definido e “magro”.

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